Recuperação Judicial da Agroaraçá Alimentos é aprovada pelos credores

Foi aprovado, na última sexta-feira (22), o plano de recuperação judicial da Agroaraçá Alimentos, indústria aviária localizada em Nova Araçá, na serra gaúcha. A proposta de pagamentos aprovada impactará mais de 1.038 credores. O escritório Medeiros, Santos & Caprara Advogados (MSC) foi o responsável pela condução do processo de reestruturação, que tramita na comarca de Casca. O frigorífico é de propriedade do empresário de Garibaldi, Orlando Carrer.

A crise na Agroaraçá foi provocada por sucessivos períodos de instabilidades econômicas que, dentre muitos efeitos colaterais, geraram o aumento dos insumos, especialmente no preço do milho. Somado a isso, houve uma queda do consumo e, consequentemente, do valor da carne de frango, resultando na impossibilidade de adequação do custo fixo e produção à nova realidade mercadológica. Ao ingressar com o pedido de recuperação judicial, a empresa acumulava um passivo sujeito à reestruturação de, aproximadamente, R$ 340 milhões.

Fundada em 2001, a companhia gera mais de 1,2 mil empregos diretos e 2 mil indiretos. Além da sede principal, no município Nova Araçá, conta com filiais espalhadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A empresa atua tanto no mercado interno como no externo, atendendo diversos países na Américas, África e Ásia.

Agora, o plano será encaminhado para homologação da Justiça e o posterior início do pagamento dos credores. “Lançar mão dessa ferramenta jurídica, quando viável, é fundamental para reestruturar uma companhia em crise. Nesse caso, embora tenha sido um processo complexo, conseguimos a aprovação, essencial para a manutenção de centenas de empregos em um município com 4,9 mil habitantes”, observa Guilherme Caprara, sócio do MSC Advogados e especialista em reestruturação de empresas.

×

 

Contato pelo WhatsApp

 

×