Fitch mantém rating da Gol em “inadimplente” em meio à recuperação judicial nos EUA

A Fitch Ratings confirmou as classificações de crédito da GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e sua subsidiária, GOL Linhas Aéreas S.A., mantendo as notas de Default de Emissor de Moeda Estrangeira (FC) e de Moeda Local (LC) em ‘D’, assim como a Classificação Nacional de Longo Prazo em ‘D(bra)’.

Além disso, a agência reafirmou a classificação dos títulos globais sêniores não garantidos emitidos pela Gol Finance Inc. em ‘C’/’RR5’, mas retirou as classificações para todas as três entidades por razões comerciais.

A decisão de reiterar as notas reflete o fato de que a GOL ainda está passando pelo processo de Capítulo 11, iniciado em 25 de janeiro de 2024, quando a companhia anunciou a escolha pela recuperação judicial nos Estados Unidos em busca de reestruturar suas finanças enquanto mantém suas operações. Esse movimento é resultado de renegociações desafiadoras com locadores e atrasos consecutivos nas entregas de novas aeronaves por parte do fabricante Boeing.

Desde a pandemia de coronavírus, a GOL tem observado melhorias no fluxo de caixa operacional; entretanto, os aumentos nos pagamentos de leasing, que foram reduzidos ou adiados durante a crise sanitária, além das taxas de juros elevadas, pressionaram a geração de fluxo de caixa livre da empresa, culminando em um perfil de dívida insustentável.

A GOL continua avaliando propostas de financiamento para saída do processo de recuperação, além de considerar alternativas competitivas, incluindo oportunidades de captação de capital próprio e dívida.

A reavaliação da classificação “D” da GOL é diretamente relacionada ao pedido de falência apresentado em janeiro e às constantes pressões operacionais enfrentadas desde a pandemia. Não foram aplicadas suposições-chave devido à incerteza em relação à estrutura de capital e à escala operacional/frota da empresa após o processo de Capítulo 11.

A análise de recuperação presume que a GOL seria considerada uma entidade em funcionamento durante o processo de falência e que a empresa seria reorganizada ao invés de liquidada.

A Fitch estimou um EBITDA em 1,9 bilhão de reais, o que reflete as expectativas mais conservadoras de EBITDA após a pandemia, ajustado pelas despesas de leasing. Essa estimativa reflete a visão da Fitch sobre um nível sustentável de EBITDA pós-reorganização, com um múltiplo de avaliação de empresa (EV)/EBITDA de 5,5x, reconhecendo a forte posição de mercado da GOL no Brasil.

A análise de cascata da Fitch para a dívida pós-default considera as reivindicações relativas à estrutura de capital da empresa, e as suposições da dívida resultam em uma taxa de recuperação para os títulos não garantidos na faixa ‘RR5’.

Diante desse cenário, a continuidade das operações e a eficiência na reestruturação financeira serão cruciais para a recuperação da GOL, enquanto a companhia navega pelos complexos desafios do setor aéreo brasileiro.

relatório completo pode ser visto no site da Fitch Ratings.

Fonte: https://aeroin.net/fitch-mantem-rating-da-gol-em-inadimplente-em-meio-a-recuperacao-judicial-nos-eua/

×

 

Contato pelo WhatsApp

 

×